O curso Metodologias ativas na Sala de Aula é o conjunto de saberes que propiciará uma visão global sobre o uso de técnicas de ensino inovadoras em sala de aula e reflexões sobre as diferentes possibilidades e aplicabilidade no processo de ensino e aprendizagem.
O curso oferece o conhecimento e fundamentos das práticas pedagógicas e implicações do uso das técnicas, desenvolvendo as competências necessárias ao exercício ao docente, de acordo com os objetivos específicos de cada participante.
Profissionais que desejam desenvolver habilidades específicas acerca da utilização das metodologias ativas no contexto acadêmico que desejam atuar como auxiliares pedagógicos na sala de aula.
O curso tem como objetivo o reconhecimento do professor em relação ao seu papel no contexto da sala de aula, conhecer as diferentes metodologias ativas aplicáveis à educação, capacitando os sobre as suas variadas possibilidades práticas, de acordo com o seu planejamento de ensino.
O curso tem como diferencial o acompanhamento do professor mediador durante o estudo dos Módulos.
Profissionais que desejam desenvolver habilidades específicas acerca da utilização das metodologias ativas na sala de aula.
Cerca 40 horas, ao longo de quatro semanas. Os participantes têm flexibilidade para escolher os horários de estudo que lhes sejam mais convenientes.
Ao completar o CURSO, os participantes recebem certificados em formato digital (PDF) e seu grau de aproveitamento. Constam no certificado a carga horária de 40 horas, o programa do curso, o código de autenticação e assinatura da professora. A certificação está vinculada a entrega da atividade avaliativa, enviada após a conclusão dos Módulos de estudo.
Para participar, é necessário:
– Saber editar textos em programas do Pacote Office;
– Ter acesso à internet;
– Saber usar e-mail e navegar na Internet;
– Ter disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).
- O que são as metodologias Ativas
- O trabalho docente frente as metodologias ativas
- Desafio 1
- Objetivos, organização de conteúdo, metodologia, recursos e avaliação
- Avaliação da aprendizagem
- Desafio 2
- Aprendizagem baseadas em problemas – PBL
- Aprendizagem baseadas em times – TBL
- Sala de aula Invertida
- Peer Instruction
- Desafio 3
- Personalização do ensino
- Design Thinking
- Design de Projetos Interdisciplinares
- Avaliação Final